Nossa Senhora da Penha de França

 

História de Nossa Senhora da Penha de França

A imagem de Nossa Senhora foi enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso, em uma serra chamada Penha de França, na província de Salamanca, no norte da Espanha, por causa de uma guerra entre franceses e muçulmanos. Em época de guerra envolvendo muçulmanos, os católicos escondiam suas imagens para que elas não fossem destruídas pelos invasores. 
Por volta de 1434, um monge francês chamado Simão sonhou com a imagem de Nossa Senhora que estaria enterrada na montanha. A imagem aparecia cercada de luz e pedia que ele fosse procura-la, mostrando a montanha. 
Simão procurou pela serra durante vários anos, cinco anos, até que recebeu a informação de que a serra se Chamava Penha de França e, tendo se dirigido para lá encontrou o local e desenterrou a imagem de Nossa Senhora, passando a ser conhecida como Nossa Senhora da Penha de França.
Simão construiu uma tosca ermida no local, que logo se tornou conhecido pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha de França. Posteriormente, no local foi construído um dos mais grandiosos santuários da Igreja Católica.

O dia 01 de setembro é dedicado, em Resende Costa - MG, à sua padroeira Nossa Senhora da Penha de França.
Na liturgia católica é comemorado no dia 08 de abril.
A imagem de Nossa Senhora da Penha de França da Igreja Matriz de Resende Costa foi esculpida, por volta de 1830, pelo padre Antonio de Pádua no casarão da chácara Dr. Gervásio e no dia 01 de setembro (esta a razão de ser dedicado este dia a ela, em Resende Costa), em uma grande procissão, em meio a palmeiras que teria plantado no início do trabalho, ao longo da entrada, foi levada pelo referido padre para o altar-mor da igreja matriz. No dia 1º de setembro sempre é realizada uma linda procissão em Resende Costa, para homenagear sua padroeira, havendo festividades em todos os dias próximos.

(Marcos Alves de Andrade)




Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)